quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Notícias da Inglaterra

A delegação dos 18 pontos de cultura participantes do projeto pontos de contato já está instalada em terra estrangeira, sob as bençãos da Rainha Elizabeth!




Saímos ontem (quarta) às 11:40h de Guarulhos com destino ao aeroporto de Londres. Ontem mesmo, durante à tarde, fizemos uma reunião com todos onde foram passadas informações básicas de agenda, roteiro, e detalhes da viagem. Vale ressaltar a excelente organização e produção do Instituto Plataforma Brasil, Pontão internacional de Interações Estéticas, que cuidou muito bem de tudo, desde a chegada dos participantes vindos de todo o Brasil para SP, hospedagem, alimntação e transporte em SP, cuidado com o check-in da moçada, correu tudo muito bem na nossa saída.



A chegada no aeroporto de Londres é sempre cercada por um certo clima de tensão, já que a imigração britânica tende a ser muito rígida com sul americanos, latinos, africanos e asiáticos em geral, e seus critérios muito subjetivos. Enquanto esperávamos na fila, vimos um casal de brasileiros idosos, de aparência humilde, que estavam indo visitar seus filhos que vivem em Londres, serem inquiridos de maneira bruta e humilhante pelos agentes da imigração. Certamente se fosse um casal de classe média alta em viagem de férias o tratamento seria outro... Pois bem, o nosso grupo portava cartas que esclarecia o motivo da viagem e cuidamos de que fizéssemos a nossa entrada na imigração como grupo. No final, o que nos salvou mesmo foram 2 agentes com cara de imigrantes indianos que afloraram a solidariedade terceiro-mundista e foram bem camaradas com a gente, passamos praticamente direto e sem problemas.



Do aeroporto de londres pegamos direto um outro avião para Newcastle, uma cidade ao norte da inglaterra, quase fronteira com a Escócia, onde estamos agora. ( lendo o jornal "The independent" no avião saquei a conjuntura política: o primeiro-ministro Cameron no discurso de abertura da convenção do partido conservdor defendendo o estado mínimo e a flexibilização dos direitos sociais... maior bode, clima de Brasil anos 90). O nordeste da inglaterra sofre com a disparidade regional, é a região relativamente mais pobre e desassistida da inglaterra. Chegamos aqui já de noite por causa do fuso horário (4 horas a mais pra quem vem do Brasil). Fomos, mais uma vez, muito bem recebidos pela equipe do Paul / Peoples Palace, estamos todos muito bem hospedados e fomos recebidos em jantar preparado pelos grupos Lawnmovers e Sage Gateshead (nossso "pontos de contato" aqui na região). Até domingo permanecemos aqui todos juntos em uma intensa programação evisitas , encontros, etc., depois o grupo se separa nas residências artísticas em diferentes cidades da inglaterra e país de gales, se reencontrando novamente no dia 15 em Londres.


Amanhã e sábado teremos reuniões com todo o grupo e com os apoiadores britânicos para falarmos dos objetivos do projeto, perspectivas, etc.

Até breve!

Nenhum comentário: